O objetivo da alfabetização na Classe Hospitalar vai além de ensinar o aluno-paciente a ler e escrever. É de também estimular a busca do saber e a melhora da auto- estima de cada um deles. Porque alguns se sentem excluídos por não poderem frequentar as escolas normalmente como seus colegas de classe. Muitas vezes tendo que se internar em cidades distantes das que habitam para o tratamento da doença.
Porém pedagogos relatam ser gratificante o ensino aprendizagem entre aluno-paciente e professor, pela força de vontade de cada um deles de aprender mesmo diante de suas dificuldades, das limitações causadas pela doença. Limitações essas, que devem antes ser estudadas pelos pedagogos para que possam ser compreendidas e respeitadas.
É uma alfabetização reconhecida pelos familiares das crianças internadas. Tanto pelo fato de fazer com que as crianças não percam o vínculo escolar, quanto por elas estarem ao mesmo tempo se distraindo ,tornando o ambiente hospitalar menos “desconfortável” para elas. Trazendo-as mais alegrias e ânimo para enfrentarem o tratamento, que as vezes tem um período longo.
Por isso que além de educadores, em alguns casos criamos um vínculo de afetividade, parceria e confiança entre aluno e professor. Como diz Ortiz; Freitas (2003, p.10) “O que fazer docente atenta para a singularidade do aluno, acenando para um processo de ensino permeado de afetividade e alegria de viver, fazendo do hospital um espaço de teoria em movimento permanente de construção-desconstrução-reconstrução”. Isso demonstra o quanto devemos praticar nosso dever com amor e respeito aos nossos educandos. Porque não importa o local em que esta sendo passado o conhecimento, mas de que maneira ele é passado.
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